Browsing posts in: Post dos Amigos

PDA – Abrir 2 projetos do Unity3d ao mesmo tempo

Por Ezequiel Santana Junior

Um dos problemas do Unity3D é que por padrão podemos abrir apenas uma instância por vez, mas abrir um segundo projeto para poder olhar alguma coisa é muito útil.
Existe uma gambiarra para abrir mais instâncias as mesmo tempo, segue o passo-a-passo:

1- Abra o bloco de notas e escreva

“caminho do Editor do Unity3D” -projectPath “caminho da pasta do seu projeto”

No meu caso fica assim:

“C:\Program Files (x86)\Unity\Editor\Unity.exe” -projectPath “F:\trabalhos\furadeira\APP”

2- Clique em Arquivo/ Salvar como…

3- Coloque um nome para o arquivo com a extensão “.bat”, não esquecendo de selecionar “Todos os arquivos (*.*)”  do combobox Tipo: , senão ele salva como txt.

4- Clique em Salvar.

Depois disso é só abrir o Unity3D normalmente para o primeiro projeto e para o segundo execute o arquivo que acabamos de criar, irá abrir a segunda instância.

Ezequiel Santana Junior: Progamador de diversas linguagens entre elas Delphi e JavaScript, apaixonado por criar jogos e sempre que tem tempo livre joga Call of Duty no Garena.

Share

PDA – Mac OS + Mysql

Por Ricardo Valim:

Como instalar e o principal, fazer funcionar o banco de dados MySQL no Mac OSX Snow Leopard.

Assim como muitas pessoas, sempre achei os Macbooks simplesmente maravilhosos e sempre desejei ter um. Até que um belo dia, comprei um para mim. E já ia comprar resolvi comprar um “senhor“ MacBook. Comprei logo um MacBook Pro. Diríamos que meu sonho estava se realizando. De fazer parte do seleto grupo de usuários que possuíam um MacBook. Todas as minhas expectativas estavam se confirmando. Além de ser um computador muito bonito fisicamente, é um computador bastante poderoso, rápido e o melhor, não possui a famosa tela azul e raramente trava. Mas como nem tudo na vida são flores, junto com a minha felicidade em ter um MacBook ganhei um problema chamado Mac OS.
Tinha certeza que conseguiria me entender facilmente com o famoso sistema operacional e caso tivesse alguma dificuldade apelaria para o todo poderoso Google. E assim foi bom um bom tempo. Quando tinha alguma dúvida corria para o Google e depois de procurar bem acabava resolvendo meu problema.
Certa vez, precisei instalar o banco de dados MySQL no meu MacBook Pro e nem imaginava por onde começar. Foi quando como sempre que possui essas dúvidas, fui para o Google procurar. Para a minha surpresa, não encontrava informações consistentes. Cada fórum, lista de discussão, blogs, etc falavam uma coisa de uma maneira completamente distinta da outra. Informações completamente desencontradas e nada de resolver o meu problema.
Após vários e vários cliques, resolvi o meu problema. Meu MySQL estava devidamente instalado, configurado e principalmente, funcionando com o meu Mac OSX.
Diante de todos os problemas que enfrentei, resolvi escrever esse artigo para ajudar aos demais usuários que tiverem algum tipo de dificuldade ou até mesmo queiram utilizar esse artigo como tutorial para atingir o sucesso utilizando Mac OSX Snow Leopard + MySQL.

Depois de muito alterar o formato do artigo, achei a melhor forma escreve-lo em forma de passo a passo para facilitar o entendimento e possíveis esclarecimentos de dúvidas posteriormente.

Passo 1: Efetuar download.

Faça o download da última versão do MySQL para Mac OS. Escolha sempre a versão que está empacotada como DMG para facilitar a nossa instalação.

Passo 2: Instalação

Após terminar o download do MySQL, de um duplo clique para desempacotar o arquivo que baixou e uma tela com 4 arquivos se abrirá conforme a figura abaixo.

Caso queira dar uma lida no Readme, sinta-se a vontade, sinceramente não vejo o porque tendo em vista que está com esse tutorial em mãos.

O primeiro arquivo a ser instalado é o MySQL-versão. É bem simples sua instalação. Praticamente uma instalação de programas no Windows (next, next, next, finish).

Após concluir com êxito a instalação do banco de dados, instale o arquivo MySQLStartupItem.pkg. Este programa é o responsável por criar a configuração de inicialização do mySQL.

Em seguida, instale o arquivo MySQL.prefPane. que basicamente irá nos colocar um ícone de gerenciamento na janela de Preferencias do Sistema, conforme figura abaixo.

Acessando esse programa, conseguimos identificar qual o status da instancia do mysql, ou seja, se esta em execução ou está parado.

O próximo passo, é definirmos a senha do usuário “root” do MySQL. Para isso, abra uma janela do Terminal (Finder, Utilitários, Terminal) e digite a seguinte linha de comando:

 

/usr/local/mysql/bin/mysqladmin -u root password <sua_senha>

/usr/local/mysql/bin/mysqladmin -u root -h `hostname` password <sua_senha>

 

Após definir sua senha do usuário “root”, digite exit para fechar o processo. Em seguida, pode fechar o terminal.

A partir de agora, temos o nosso MySQL devidamente instalado e configurado no MacOS X Snow Leopard pronto para usar.

Bons códigos a todos e até a próxima.

 

Ricardo Valim: Atuando com linguagem de programação a 15 anos e com Java a 10, já atuou em várias empresas de diversos segmentos como CPqD, Pósitron, Natura, Borland at Microfocus Company e atualmente é Arquiteto da Microdata Sistemas atuando em projetos da área têxtil. Também foi professor em diversas instituições de ensino como Unisal Americana, Grupo Anhanguera Educacional, Fatec entre outros. Palestrante em alguns dos principais eventos Java e Software Livre do país e fundador do grupo de usuários Java de Americana – Java Americana. Nas horas vagas, diverte-se jogando PS3 e curtindo seus sobrinhos, sua maior paixão.


Share