Usando eclipse como IDE para o Arduino

Continuando o projeto do Quadro Tetris, senti a necessidade de ter um ambiente de desenvolvimento melhor do que a IDE do arduino, que é bem limitada em recursos de edição do código.
Busquei por alternativas e achei várias, mas optei pelo eclipse com o plugin para arduino, já que sempre utilizei o eclipse para programar em Java os programas para o Lego Mindstorms NXT e também é a que utilizo para desenvolver para o Adobe AIR com o plugin FDT.
Escolhida a IDE, pesquisei como configurar da melhor forma, então abaixo vou resumir o que dever feito para poder sair desenvolvendo para o arduino com mais conforto.

Caso queira ver o vídeo que usei, CLIQUE AQUI, ele mostra o que baixar e instalar de forma mais didática. Esse vídeo foi feito pelo professor Villao do Patrulha Eureka. Tem também uma apresentação com links – AQUI.

Já vou assumir que você fez download e instalou o software do arduino para o seu sistema. Então resumindo você deve:

Fazer download do eclipse no site do projeto, eu baixei a versão 32 bits para manter a compatibilidade com meus projetos do NXT.

Link para o site

O plugin utiliza o CDT (Para programar em C/C++) no eclipse, dependendo do eclipse já vem junto, verifique em Help / About Eclipse se ele está listado como instalado, se não estiver, temos que instalar, para isso abra o eclipse e vá em Help / Install new software e coloque no primeiro campo o link de acordo com sua versão do Eclipse e clique em Add.

Link para as versões do CDT

Não irá aparecer a lista de itens para instalar até deselecionar o item Group Itens by Category , concorde com tudo e mande instalar.

Agora temos que instalar o Plugin do Arduino, chamado Jantje  - Para isso vá no eclipse e clique em Help / Install new software e coloque no primeiro campo o link  http://www.baeyens.it/eclipse/V2 e clique em Add. Aceite tudo e finalize a instalação.

No Eclipse vá em Window/Preferences/Arduino e coloque os paths para as pastas solicitadas.

Caso der a mensagem que falta o make.exe, faça o download do arquivo em ftp://ftp.equation.com/make/32/make.exe e coloque na pasta c:/Windows. Caso queira mais explicações sobre isso, assista esse Vídeo.

Vamos fazer duas modificações no Eclipse para ficar tudo certinho.

Primeiro vamos fazer o Eclipse salvar o projeto antes de dar o build, vá em Window/Preferences/ General -> Workspace and check Save automatically before build e deixe selecionado.

Segundo, vamos linkar a extensão do Arduino .ino com o C++:

Vá em Window/Preferences -> C/C++ -> file types Pressione new e adicione Pattern: *.ino e Type:  C++Source.

Bom com isso você já tem um ambiente bacana para desenvolver.

Share

So, what do you think ?